[ PRODUÇÃO ]


[ Negro F. - Coordenador Artístico e Proponente ]

Frederico Eustáquio Maciel, também conhecido com “Negro F”, é empreendedor social, grafiteiro, arte-educador, graduado em Design Gráfico pelo Centro Universitário UNA e com Especialização em “Negócios Sociais para Redução das Desigualdades” pela Fundação Dom Cabral. Iniciou-se em 1996 no graffiti e no final de 1997 formou a banda de RAP NUC, assumindo os vocais e a composição de letras. Com a banda, teve a oportunidade de viajar pelo Brasil e por países da América Latina. A banda de RAP NUC se transformou em uma ONG - o Grupo Cultural NUC, onde Negro F. atua desde 2003 na organização e gestão da entidade e militando junto ao movimentos locais como Movimento da Juventude negra e Favela, Coletivo Hip Hop Chama e compôs o conselho de Juventude do município como conselheiro da igualdade Racial.
Como arte-educador, ele faz parte da equipe do Observatório da Juventude da UFMG, responsável pela Formação de Educadores e Agentes Socio-Culturais, e ministra diversos workshops e palestras em espaços públicos e privados, falando e ensinando técnicas de arte urbana, mobilização social e graffiti. Dessa experiência com a arte-educação, Negro F idealizou o projeto Intervenção de Graffiti, que desde 2011 ensina graffiti, arte e tecnologia para crianças e jovens. No Intervenção, além de idealizador, ele atua também como Coordenador Artístico. O projeto já passou por 7 cidades mineiras, com apoio da Secretaria de Cultura de Minas Gerais, Usiminas e Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Hoje, Negro F continua sua trajetória atuando na cena cultural da cidade e do estado, protagonizando o empreendimento social Graffiti BH. Em todas essas esferas, e em sua história como empreendedor cultural, o ideal é só um - “Transformar a vida das pessoas através da arte”.

[ Nádia Rodrigues - Coordenador Pedagógica e Pesquisas ]

Nádia Pereira Rodrigues, atuou como supervisora da Gestão Social da Politica de Prevenção à Criminalidade 2014 á 2012 pelo Instituto Elo uma parceria com o Governo de Minas. E em 2002 pela FUNDEP na coordenação e gestão de Projetos Escola Profissionalizante Raimunda da Silva Soares na comunidade Pedreira Prado Lopes pela Coordenadoria para Assuntos da Comunidade Negra. Já nos ano de 2000 a 2003 foi educadora social do Programa Agente Jovem de Cidadania da Secretaria de Assistência Social Educadora Social, ambos pela a Prefeitura de Belo Horizonte.
Ela sempre atuou na comunidade Pedreira Prado Lopes e região na interface entre atores do movimento social relacionados à discussão das temáticas de Juventude, Raça, gênero e moradores de vilas e favelas, nesta mesma época militou junto ao Movimento da Juvente Negra e Favelada, pelo fortalecimento de ações juvenis de enfrentamento a violência e em prol a consciência negra.
Foi fundadora e coordenadora geral do Horizontes Pré Vestibular – Pedreira Prado Lopes de 2000 a 2005. Iniciou sua formação acadêmica em 2001 com graduação em História pelo Centro Universitário UNI–BH, e no ano 2007 se especializou em Politicas Públicas para Juventude pela PUC-Minas e em História e Cultura Mineira – Faculdade de Pedro Leopoldo.
Neste ano de 2014, atuou a criação e gestão da EBANO - Feira Afro Mineira de Moda, Arte e Beleza, onde realizou duas edições e fazer a gestão de duas ações em parceria. E atualmente é coordenadora da ONG Oficina de Imagens em Belo Horizonte e no Vale do Jequtinhonha.

Colaboradores locais:



O Instituto TUCUM tem com missão promover e desenvolver ações embasadas na ressignificação da cidadania e do empoderamento popular, através do desenvolvimento de projetos e ações nas áreas de juventude, de educação popular e de políticas públicas.


Criada em 1981 o Centro de Ação Comunitária - Vera Cruz - CAC-VC foi a 1˚ associação comunitária que atuava pela direitos a moradia e melhorias da comunidade do Alto Vera Cruz e adjacências. Mesmo em tempos de regime militar atuou junto com os moradores na busca de melhores condições de vida, por saneamento básico e conquista de moradia digna. Após anos de lutas comunitárias e conquistas, o CAC-VC continua sendo um grande protagonista na participação popular na cidade, em busca de acessar infra estrutura e garantia de direitos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário